Prefeitura Municipal de Salgadinho promove mobilização contra o mosquito da dengue

Durante essa semana, do dia 21 a 23 de março, a secretaria de educação juntamente com a secretaria de saúde, promoveram uma mobilização contra o mosquito da dengue, em várias localidades do município.

Nesta segunda (21), às 9h, a mobilização teve início na Escola João Pereira, na comunidade do sítio Olho D’água, e contou com a participação de pais, professores, alunos, funcionários da escola, a coordenadora de saúde Fabíola Freitas e a assistente social do NASF de Salgadinho, Graciele Nery a qual relatou “ O processo de mobilização seja ele de que natureza for, é de extrema importância para que possamos levar a informação às comunidades de um modo geral. Em se tratando da mobilização referente ao combate ao Aedes Aegypti, hoje é a nossa prioridade uma vez que com a chegada das chuvas, o risco aumenta consideravelmente. Enquanto NASF, tomamos como positiva a nossa participação nesta manhã, onde tivemos a oportunidade de contribuir com a equipe, levando um pouco de conhecimento aos alunos, pais e professores da Escola João Pereira”.

No dia seguinte o encontro foi no povoado de Serrarias, o qual contou com a palestra de Doutor Adão, o agente de saúde Geraldo Ferreira, e apresentação da psicóloga do CRAS Vetsia Larissa que desde já disponibilizou seus horários para atendimento, às terças e quintas, manhã e tarde, e também sua colega de trabalho, a assistente social Tatiana Madelon, atendendo às terças e quartas, também falaram sobre os serviços ofertados pelo CRAS e sobre o programa bolsa família. Na quarta, seguiram para o distrito de São José da Batalha, onde deram continuidade ao movimento.

Encerrando a semana, ontem (23), a mobilização se efetivou na comunidade de Lagoa da Onça, um dia bastante produtivo com a equipe do NASF, o nutricionista Everton, a psicóloga Débora Bename, a assistente social Graciele Nery, a fonoaudióloga Patrícia Motta, o médico do município Doutor Adão, a coordenadora de Saúde Fabíola Freitas, e as técnicas da secretaria de educação Andreia Carla e Rozelita Alves.

A equipe do NASF deu um show com o teatro de fantoche alertando as crianças sobre os perigos do Aedes Aegypti e as formas de prevenção, mas o espetáculo ficou por conta dos alunos que mostraram que já sabiam de tudo e estavam muito bem instruídos pelas professoras.

Semana que vêm a mobilização terá continuidade na sede de Salgadinho e espera cumprir o seu papel de alerta sobre um mosquito tão perigoso para nossa saúde.