História

Datam ainda do século passado os primeiros movimentos que deram origem do atual município de Salgadinho. Produtores e comerciantes procedentes do Vale do Piancó e do Alto Sertão, em demanda a João Pessoa e Campina Grande, viajando montados em animais e transportando algodão acampavam ao pé da Serra da Viração para sua pousada, onde hoje está instalado o PETI, antigo mercado público. O mesmo fazia de regresso trazendo cereais. Cavavam poços a procura de água, que se apresentavam com acentuado gosto de Sal. Daí a origem do topônimo Salgadinho.

"Vi em Salgadinho no sertão da Paraíba, cidade onde fica a estação do Abismo, uma caixa d’água dupla de concreto enterrada ao lado da estação. O maquinista me explicou que a caixa era abastecida por trem, porque a água da região era péssima..."Coaraci Camargo

Fonte: www.estacoesferroviarias.com.br

Um antigo proprietário das terras onde esta encravado o município, Domingos Pascoal, construiu a primeira casa do povoado, onde exatamente hoje está a Secretaria de Educação, antigo prédio da Prefeitura Municipal. Logo depois foi instalada uma feira livre, para onde acorria um grande número de moradores da região, inclusive de Taperoá. O Sr. Marcolino Guimarães foi o segundo a construir a residência no lugar. A povoação foi crescendo e a todo instante, chegavam mais moradores.

Mantendo a denominação de Salgadinho, deixava de ser povoado e passava a ser Distrito pelo decreto-lei estadual nº 318 de 07 de Janeiro de 1949. Criado com terra do também distrito de Passagem, ex Espinharas, subordinado ao município de Patos. Em divisão territorial datada de 01 de junho de 1950 ficou figurado oficialmente o distrito de Salgadinho no município de Patos.

Passaram-se mais de uma década para dar início aos primeiros movimentos emancipacionista, quem liderou essa movimentação foram os senhores: Cícero José Maciel, José Bezerra de Maria, Pedro Leite Correia de Melo, Joaquim Marcolino Guimarães, José Morais da Silva e Felizardo Trindade de Figueiredo e eles conseguiram. Elevado a categoria de município com a mesma denominação pela lei estadual nº 2.676 de 22 de Dezembro de 1961, Salgadinho passou a ter autonomia política. Aos 28 dia do mês corrente a lei nº 2.676 foi publicada no Diário Oficial do Estado, assinada pelo então governador Pedro Gondim.