Ao olharmos para a história da Igreja encontramos uma linda página marcada pelos homens de Deus, mas também pela dor, fervor e amor à Virgem Mãe de Deus: é a história da Ordem dos Carmelitas, da qual testemunha o cardeal Piazza: "O Carmo existe para Maria e Maria é tudo para o Carmelo, na sua origem e na sua história, na sua vida de lutas e de triunfos, na sua vida interior e espiritual".
Carmelo (em hebraico, "carmo" significa vinha; e "elo" significa senhor; portanto, "Vinha do Senhor"): este nome nos aponta para a famosa montanha que fica na Palestina, donde o profeta Elias e o sucessor Elizeu fizeram história com Deus e com Nossa Senhora, que foi pré-figurada pelo primeiro numa pequena nuvem (cf. I Rs 18,20-45).
A festa de Nossa Senhora do Carmo é celebrada no dia 16 de julho, é a mais antiga do município, há registros da década de 20. A capela de Salgadinho pertence a Paróquia de Nossa Senhora da Assunção e a Diocese de Patos. O pároco é o Pe. Jerinaldo e o Bispo é o Dom Manoel dos Reis de Farias.
Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós!